
Uma das coisas que vem me preocupado muito nos últimos tempos é questão do namoro no meio cristão e não só; lógico que todo mundo quer ter um companheiro ou uma companheira (até os homossexuais desejam ter um companheiro), isto não é mau pois Deus nos fez para termos relacionamentos, exceto aqueles que foram feitos para cumprir o celibato (muito raro isso acontecer nos dias de hoje).
Mas o que me deixa preocupado é o desejo intenso dos jovens quererem uma companheira tão cedo, seja n’a comunidade cristã ou não; sei que os não cristãos não se importam com a tese cristã sobre o tema “Namoro”, mas ainda assim quero deixar o meu alerta para todos eles.
Eu vejo o namoro como algo muito sério e penso que pra entrar num relacionamento(neste caso o namoro) é preciso ser homem, quando falo sobre ser "Homem", não falo sobre pertencer ao sexo masculino mas sim sobre ser responsável ou maduro; no século XXI vê-se mais pirralhos do que homens, a sociedade em que nos encontrámos produz constantemente jovens com mentalidade de crianças, há constantes locais pra se divertir e poucos para pôr a mente funcionar, logo isto faz com que muitos jovens não alcancem a maturidade cedo.
Há tempos eu conheci uma jovem e me interessei por ela, o desejo era de pudermos namorar e tudo mais; creio que Deus permitiu com que eu chegasse nesse ponto para me ensinar. Os desejos não seguiram em frente, então parámos.
No momento em que houve o afastamento com ela, decidi fazer uma introspecção, tal introspecção foi proveitosa para mim retificar certos erros; um dos erros que retifiquei era do meu desejo intenso de ter uma namorada/companheira.
Normalmente o desejo intenso para querer namorar parte da influência da sociedade, amigos e familiares.
Há tempos fui visitado por uns amigos e irmãos em Cristo que não via há um bom tempo; ficámos conversando e um deles disse" por que não arranjas uma namorada"? Eu ri e brinquei com ele, ele bateu na mesma tecla com um amigo e disse no mesmo "você está crescendo e até agora não arranjas ninguém, isso é sério"!
Dei tal exemplo só para mostrar como o namoro se tornou um ídolo até na comunidade cristã; namorar não é pecado, mas o desejo intenso de querer entrar num relacionamento pode atrapalhar a nossa caminhada com Cristo e pode impossibilitar com que disfrutemos adequadamente da nossa juventude.
Quando a nossa mente é preenchida com esse desejo, podemos ter graves problemas, eu não estou falando que não podemos desejar ter um relacionamento, mas sim que esse não deve ser o nosso maior desejo na juventude. Devemos procurar desfrutar adequadamente da nossa juventude e não desejar intensamente algo que podemos concretizar no futuro, há coisas mais interessante a se fazer na juventude do que o namoro.
Vou citar dois problemas que acontecem ao desejarmos intensamente o namoro na Juventude:
1*- Impossibilita que disfrutemos 100% nossas amizades
Um amigo meu conheceu uma jovem há seis meses atrás e já tivera dito na jovem que gosta dela; ele nem esperou disfrutar da amizade, procurar conhecer adequadamente a jovem e já tivera se revelado. Os nossos desejos não devem nos governar, nós devemos ter domínio sobre eles.
As nossas amizades devem ser aproveitadas o máximo, pois amigos existem para nos fazer crescer (se bem que nem todas proporcionam o nosso crescimento). Enquanto jovens o desejo que deve governar é de nos socializarmos, interagir, fazer amigos e disfrutar da amizade; eu aconselho que o namoro não seja o objetivo principal para os jovens.
2*- Impossibilita que desfrutemos adequadamente da nossa juventude com o Senhor.
Um dos conselhos do sábio Salomão foi:
1. Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles; - Bíblia JFA Off-line Ec-12:1
Mocidade significa “Juventude".
Veja que ele não diz: Lembra-te do namoro na tua mocidade, pensa constantemente no namoro na tua mocidade e seja rápido a namorar na tua mocidade.
Ele diz lembra-te do teu Criador na tua mocidade; o lembra-te no texto é como disfrutar, satisfazer-se, entregar-se. Ele diz que devemos disfrutar da nossa juventude no Senhor para que não venha a velhice e nos arrependamos de ter vivido uma vida fazendo coisas insignificantes e finitas.
Enquanto jovens solteiro devemos nos dedicar as coisas mais relevantes, prazerosas e que proporcionam o bem para nossa alma; devemos passar a nossa juventude não desejando o namoro, mas sim vivendo a juventude com propósitos.
Há tantos jovens frustrados por desejarem intensamente o namoro e não serem correspondido e outros por serem traídos. Pense bem antes entrar em um relacionamento, se não és suficientemente bom para preservar o namoro, não namore, se ainda não és maduro ou madura o suficiente, não namore; não faça do namoro um ídolo, se as pessoas ao teu redor já namoram e você não, não te precipites, disfruta adequadamente da tua juventude e seja feliz.
- Amauro Diva, irmão e amigo, reformado, nascido na Angola, África do Sul, um dos administradores da página Palavra da Cruz.
0 comentários:
Postar um comentário